O que é Samadhi? - Filme Samadhi PARTE 1: MAYA (A ILUSÃO DO EU)



O que é Samadhi?


Samādhi (समाधि) ou samádi (do sânscrito samyag, "correto" + ādhi, "contemplação") pode ser traduzido por "meditação completa". No yoga é a última etapa do sistema, quando se atingem a suspensão e compreensão da existência e a comunhão com o universo. No Budismo é usado como sinônimo de concentração ou quietude da mente. Fonte: Wikipedia

Samadhi é a união perfeita da alma individualizada com espírito infinito. Um estado de unidade de absorção completa.

Samadhi, que literalmente significa “dirigir juntos”, é o estado em que o meditador percebe a identidade de sua alma como espírito.  É uma experiência de êxtase divino, bem como de percepção superconsciente; a alma percebe o universo inteiro. Em outras palavras, a consciência humana torna-se una com a consciência cósmica. A alma percebe que é muito mais do que o corpo condicionado. Os santos cristãos descreveram anteriormente essa experiência como “casamento místico”, no qual a alma se funde com Deus e se torna um com Ele.

Embora a consciência humana esteja sujeita à relatividade e à experiência dual, o samadhi é o estado no qual a experiência é completa, infinita e única. É o oitavo e último passo no caminho do yoga descrito por Patanjali. Samadhi pode ser alcançado através de meditação profunda, contínua e correta. Nesse estado, os três aspectos da meditação - meditador, ato de meditação, o objeto de meditação conhecido como A divindade, o todo ou Deus como sua crença queira chamar - estão finalmente unidos. Assim como a onda se derrete no mar, também a alma humana se torna una com o espírito supremo.

Sabikalpa e Nirbikalpa Samadhi


Existem dois estágios de samadhi: sabikalpa e nirbikalpa. Sabikalpa samadhi é um estado de unidade condicionada. O meditador experimenta a fusão de sua alma com a consciência infinita; no entanto, ele não pode preservar a experiência fora da meditação. Embora sabikalpa samadhi seja a primeira ruptura com a ilusão, na qual o meditador percebe que somente a divindade existe, a alma ainda está presa pela consciência do ego. Algumas almas que alcançam esse estado podem voltar à ilusão e se apegam à crença de que "eu" tenho acesso ao poder infinito.

Além do sabikalpa samadhi, o nirbikalpa samadhi é o estado da unidade incondicionada. A alma se eleva acima de todas as amarras do ego e percebe que é eternamente uma com o a divindade suprema; torna-se um jivan mukta.  No entanto, a fim de alcançar a libertação total dos envolvimentos do ego, ela deve funcionar através das memórias de seus apegos ao ego no mundo. Enquanto trabalha ou fala, por exemplo, a alma mantém sua consciência divina sem qualquer chance de retornar à ilusão.

Existem diferentes tipos de samadhi dependendo do objeto da meditação; por exemplo, AUM samadhi é o estado experimentado quando alguém se funde com Deus através do som cósmico Om ou Aum (ॐ).  “Samadhi” também pode se referir a um poema de Paramhansa Yogananda, que descreve o samadhi como experimentado pelo iogue.

Veja agora o filme Samadhi PARTE 1: MAYA (A ILUSÃO DO EU)

Comentários

Postagens mais visitadas