Estresse e a sequência de eventos no corpo


Estresse e a sequência de eventos no corpo 


O corpo tem um sistema completo de defesa, destinado a servi-lo em tempo de perigo, mas não pode facilmente diferenciar entre o perigo real de um lado e o estresse mental ou a neurose do outro lado. Quando você se encontra em um estado de grande estresse as descargas do hipotálamo...

Então tem lugar a seguinte sequência de eventos durante o estresse:


1. Acelera-se a freqüência cardíaca.

2. Os vasos sanguíneos na cútis e os órgãos internos se contraem, provocando a diminuição do fluxo sanguíneo destas áreas.

3. No mesmo período, os vasos sanguíneos se dilatam nos músculos esqueléticos, preparando o corpo para reagir ao possível perigo físico (luta ou fuga).

4 . As secreções de todo o aparelho digestivo ficam inibidas. A saliva, os sucos gástricos, os sucos pancreáticos, a bile do fígado, tudo diminui ou cessa seu fluxo.

5. Todas as saídas corporais (esfíncter anal, esfíncter urinário) se contraem.

6 Aumenta a decomposição química (catabolismo) do protoplasma para proporcionar energia adicional ao corpo.

7 . As glândulas sudoríparas aumentam sua secreção. ,

8. A medula supra-renal libera adrenalina para o sangue e o córtex supra-renal libera glicocorticoides (cortisona).

9 . A hipófise aumenta sua secreção de certos hormônios de adaptação ao estresse enquanto diminui a secreção de outros hormônios que normalmente são reguladores do sistema.

Todos esses processos são parte da síndrome de adaptação geral. Se o estresse é ligeiro, os efeitos são fracos, porém se o estresse é intenso e crônico, os resultados podem ser devastadores.

...Os processos químicos do corpo são destinados a nos manter sadios. Esses processos devem ser respeitados e auxiliados removendo conscientemente os fatores desnecessários de estresse nosso ambiente atual e aqueles escondidos em nosso subconsciente, podemos aumentar nossas capacidades mentais, emocionais, psíquicas e físicas para nos habilitarmos melhor no relacionamento com os outros. Finalmente podemo nos preparar para qualquer coisa que devemos enfrentar.

Os diversos métodos populares de desenvolvimento mental são sistemas de desenvolvimento consciente que podem efetuar mudanças na psique suficientemente grandes para aparecerem
como mudanças físicas também. Aqueles que aprenderam a contactar os níveis mais íntimos de suas mentes realizaram "milagres". Muitos deles serão efetuados pela ação do hipotálamo governada pela projeção mental consciente e pela remoção do estresse.

Trecho do livro: Do jardim do Éden a Era de Aquarius

Como visto acima o estresse é uma fonte de dor, de doenças e de todo tipo de sofrimento humano. Mas o que pode ser feito para mudar de um estado de estresse crônico, mudando os hábitos mentais e de comportamento físico, não é um empreendimento fácil, mas sim é possível, eu sei porque me empenhei nisso por mais de dois anos e hoje tenho mais qualidade de vida, antes eu tinha uma vida emocional miserável, uma lastima e derivado disso várias doenças foram manifestadas, eu tive depressão, síndrome do panico, problemas intestinais de todos tipos, constantemente me sentia mal, com dor de cabeça, cheguei num ponto de não ter a capacidade de sair de minha casa, depois fiquei com problemas de não conseguir me deslocar, eu claro procurei o médico algumas vezes, fiz uso de medicamentos, mas isso só não resolveu meus problemas, eu tive que mudar minha forma pensar, parei de me por como vitima, parei de reclamar, e comecei a perceber a beleza da vida.

Eu usei técnica alternativas de cura, durante o escrever desse meu blog eu vou contando algumas técnicas e coisas que usei e uso pra me manter bem e no domínio de mim mesma, então amigo se inscreva no blog para não perder essa trajetória que fiz e pode ser útil para você também. Cura nossa página e faça parte de nosso grupo novo. 

Durante esse processo eu usei essa técnica por um bom tempo:

Meditação Ho’oponopono para resolve problemas que precisam de perdão

  

Comentários

Postagens mais visitadas